terça-feira, 26 de dezembro de 2017

REPELENTES NATURAIS

Verão, a estação do calor e dos mosquitos


No verão com as temperaturas mais altas e com maior incidência de chuvas em algumas regiões do Brasil, os mosquitos aparecem e casos de Dengue, Chicungunya e o Zica vírus  aumentam nos primeiros meses do ano. 

Além dos mosquitos comuns, que possuem normalmente hábitos noturnos, que nos incomodam no momento de dormir e podem nos parecer inofensivos, tem o mosquito Aedes aegypti, que possui hábitos diurnos, responsáveis por grandes epidemias que podem levar até o óbito. Ele se tornou uma praga, que precisa ser combatida com a ajuda de todos nós, evitando qualquer tipo de acúmulo de água, que possa servir de criadouro para o mosquito e colocando telas nas portas e janelas. Além de prevenir a infestação com cuidados básicos em casa, é preciso se proteger.

No mercado existem diversas opções de repelentes industrializados, mas para os que preferem um caminho mais natural, o uso de alguns Óleos Essenciais pode ajudar nesta tarefa de repelir este tipo de insetos, impedindo que os mesmos sejam atraídos pelo cheiro da pele.
A seguir sugestões de receitas simples, fáceis de serem realizadas, combinando óleos essenciais e bases cosméticas neutras e naturais:
Repentes para crianças:

Combinando o Óleo Essencial de Lavanda com um Creme Hidratante sem Fragrância é possível criar um creme repelente que pode ajudar a afastar pernilongos e mosquitos, servindo tanto como repelente quanto para aliviar coceira ou dor por picadas de insetos. Essa mistura pode ser usada em crianças e bebês acima de dois meses de idade.


Preparo e aplicação: 

Pingue 10 gotas de Óleo Essencial de Lavanda em 100 g de Creme Hidratante sem Fragrância. Misture bem e aplique a cada 3 horas em todas as partes do corpo da criança ou do bebê que ficam expostas. 

Para aumentar a eficácia deste repelente, utilize o Aromatizador de Ambiente  com 2 gotas de Óleo Essencial de Eucalipto staigeriana e 2 gotas de Óleo Essencial de Citronela

Repelente para adulto:

Combinando o Óleo Essencial de Lavanda, com o  Óleo Essencial de Citronela, com o Óleo Essencial de Capim Limão (Lemongrass), com Óleo de Andiroba e Álcool de Cereais é possível criar um repelente que pode ajudar a afastar pernilongos e mosquitos.


Preparo e aplicação: 

Pingue 26 gotas de Óleo Essencial de Lavanda, 3 gotas de Óleo Essencial de Capim Limão e 11 gotas de Óleo Essencial de Citronela em 100 ml de Álcool de Cereais. Agite bem até homogenizar. Acrescente essa mistura em 100 ml de Óleo de Andiroba.  Usar um frasco leitoso com válvula spray. Misture bem e aplique a cada 3 horas em todas as partes do corpo que ficam expostas. 

Sinergia Repelente limpadora de pisos e bancadas

O vinagre além de limpar também afasta pernilongos, moscas e mosquitos. Associado ao Óleo Essencial de Limão, Óleo Essencial de Citronela e ao Óleo de Capim Limão cria um excelente repelente, que além de espantar os insetos ajuda a matar bactérias, fungos e germes, não possui contraindicação e deixa a casa limpa longe de pragas. 


Preparo e aplicação: 

Separar 2 copos americanos de vinagre de álcool branco, pingar 46 gotas de Óleo Essencial de Limão, 14 gotas de Óleo essencial de Capim Limão e 20 gotas de Óleo Essencial de Citronela.  Misturar bem e guardar em frasco de vidro escuro a Sinergia Repelente Concentrada.

Para limpar superfície de pia ou  bancada diluir uma colher de sopa da Sinergia Repelente em um copo de álcool. Mistura bem e aplicar com um pano limpo. Não precisa remover.

Para limpar o chão jogue 4 colheres de sopa da Sinergia Repelente em meio balde de água. Passar com um pano após a remoção da sujeira do mesmo.

 Assim sua casa ficará protegida, limpa e cheirosa 
sem agredir a sua natureza e o meio ambiente


 A Fator Natural deseja a todos um Feliz Verão, 
com muita proteção e com a ajuda dos aromas naturais

Nenhum comentário:

Postar um comentário