quarta-feira, 12 de julho de 2017

INVERNO

NA MODA OS AROMAS QUE AQUECEM

Com a chegada do frio pode chegar também algumas complicações das vias respiratórias, como sinusites, gripes e resfriados e pode chegar também nesta época do ano, o frio que aflige não apenas o corpo, mas a alma, uma sensação de melancolia e tristeza para algumas pessoas que não curtem muito esta época do ano.


A aromaterapia (terapia com aromas naturais) pode ajudar a enfrentar estes desconfortos, pois alguns aromas naturais (óleos essenciais) têm a capacidade de melhorar a saúde e o estado de espírito dos que sofrem com o inverno.


Os aromas estimulam o olfato e preparam o corpo para fabricar determinadas substâncias. 
O aroma de comida provoca salivação e atividade do estômago, assim como o aroma de alecrim desperta os sentidos, trazendo vigor para enfrentar um novo dia, como os primeiros raios do sol que despertam a vida mesmo nas manhãs frias de inverno.


A seguir alguns óleos essenciais para enfrentar o frio:

Alecrim (Rosmarinus officinalis) – antisséptico, tônico circulatório, estimulante, promove vigor e aquece. Deve ser utilizado durante o dia. O uso durante a noite pode provocar insônia. Não deve ser usado por pessoas hipertensas, gestantes e epiléticos.
Hortelã (Menta piperita) – ajuda a desobstruir as vias aéreas superiores, principalmente nos casos de rinite. Além de aliviar e melhorar a respiração revigora a energia.
Laranja doce (Citrus aurantium dulcis) – aconchega, conforta e melhora a ansiedade.
Limão siciliano (Citrus Limon) – purificante, melhora o sistema imunológico, é anti-infeccioso, antibacteriano, antisséptico e antiviral. É indicado para a manutenção da qualidade do ar nos períodos epidêmicos de gripes e viroses. Melhora o humor e as relações em ambiente de trabalho. Não aplicar na pele e evitar a exposição ao sol.
Pachouly (Pogostemon cablin) – afrodisíaco, pacificador, elimina rachaduras na pele seca e envelhecida, nos pés, joelhos e cotovelos. É utilizado como hidratante da pele ressecada no caso dos efeitos provocados pelo frio.
Ylang-ylang (Cananga odorata) - antidepressivo, acalma o coração aflito, melhora a autoestima, é afrodisíaco, euforizante, é um óleo que desperta a paixão e a sensualidade, estimula os sentidos e melhora a sensibilidade.
Eles podem ser usados em spray de ambiente, em difusores de ambiente ou em um colar aromático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário