quinta-feira, 24 de agosto de 2017

AROMAS & BEM ESTAR NO TRABALHO


Gostar do seu trabalho pode fazer toda a diferença quando o assunto é qualidade de vida.

 Além da atividade exercida, que deve ser adequada aos talentos próprios, o ambiente complementa a relação de prioridades para trabalhar com satisfação. Entre as divergências de opinião existentes no local de trabalho sobre essa questão, talvez o campeão seja o ar condicionado, pelas alterações respiratórias causadas pela baixa umidade do ar, principalmente nas pessoas alérgicas.

Seguidos talvez pelos ruídos indesejados, a falta de vista (horizontes naturais) e a falta de espaço. O fato é que quem trabalha em grandes centros urbanos passa a maior tempo do dia no trabalho e a maioria em condições não muito agradáveis, distantes da natureza. 

Para estar na atividade desejada é preciso antes de mais nada descobrir os talentos para exercer o seu "sacro ofício", depois estar ligado às oportunidades, ter foco e persistência, porque o mercado de trabalho anda um tanto quanto exigente, devido a baixa oferta de vagas. Quanto ao ambiente, como é possível melhora-lho levando-se em conta não apenas o aumento da produtividade, que hoje em dia é um fator muito importante, mas principalmente considerando as questões da saúde e bem estar?


Mudanças radicais são mais complexas e exigem longo prazo, mas mudança de pequenos hábitos podem ajudar. Como a maioria das pessoas trabalha sentada em frente a um monitor de computador e em salas sem luz e ventilação natural, o que pressupõe a presença de um ar condicionado.
Aumentar a umidade relativa do ar, pode ser uma coisa simples a se fazer, o que proporcionará uma qualidade de ar melhor, hidratando as vias aéreas superiores. É possível também inserir no ambiente aromas naturais, que podem trazer uma sensação de novos ares e memórias felizes. O sentido do olfato nos permite esse tipo de resgate de lembranças, que podem nos remeter a lugares, pessoas ou situações vividas. 

No Japão, por exemplo, um dos locais do mundo em que as pessoas passam muitas horas por dia trabalhando, já é hábito em local de trabalho borrifar, em determinados períodos do dia, aromas naturais (óleos essenciais) que ajudam os trabalhadores a melhorar a atenção, relaxar e, também, despertar. Pesquisas realizadas por empresas que investem neste setor de aromatização, por lá, apontam que os erros dos funcionários caíram em mais de 50% nas empresas que difundem um aroma natural de limão no ar.
Os aromas cítricos melhoram o humor, a atenção e diminuem o estresse, fatores que ajudam  a melhorar a produtividade. Outros aromas naturais também podem colaborar para melhorar o bem estar no trabalho. 

Confira abaixo a lista de óleos essenciais que podem ser utilizados em Aromatizador do tipo ultrassônico.  Este tipo de aparelho possui um pequeno reservatório de água em seu interior, onde os óleos essenciais são adicionados (6 gotas por turno de 4 horas). Este sistema de ultrassom dispersa os aromas a frio, de forma econômica sem oxidar os óleos essenciais. Funcionam com cabo USB ligado no computador ou em tomadas com adaptador e além de dispersar os aromas naturais também  umidificam o ar.

Possui propriedades que ajudam a melhorar a atenção, evitar acidentes, a clarear o pensamento e a combater o esgotamento mental, ele tonificar a mente cansada. Estimula memória e o vigor físico. Seu uso é indicado para iniciar o dia com mais disposição. É contra indicado seu uso próximo a hora de dormir, em gestantes, hipertensos e epiléticos.

Promove alegria, combate a depressão, ameniza ansiedade e a oscilação de humor. Facilita trabalho em grupo. É fotossensibilizante, se cair na pele lavar com água e sabão, pois a pele não deve ser exposta a radiação UV.

Estimula a criatividade. Um GPS do coração. Ideal para quem necessita de inspiração e intuição.

Melhora o foco, a atenção e descongestiona as vias aéreas superiores, tornando a mente mais ativa e concentrada. Ideal para ser utilizado após o almoço, pois diminui a preguiça e melhora a digestão.

Alivia o estresse e a ansiedade, sendo considerada um excelente calmante natural. Indicado para quem trabalha muito tempo em frente ao computador, pois ajuda a amenizar a irritação causada pela carga de energia estática dos monitores, assim como a tensão muscular causada por erro de postura.

O aroma do bom humor, melhora a boa vontade, a atenção e o sistema imunológico. Este óleo essencial torna fresco e leve o ambiente.


Que tal escolher um desses AROMAS NATURAIS (ou todos eles) para ser usado no Aromatizador e Umidificador em sua casa ou na mesa do escritório?

Nenhum comentário:

Postar um comentário