quinta-feira, 17 de agosto de 2017

O BRASIL TEM CHEIRO DE QUE?

Os aromas dos trópicos e a ansiedade














Brasil tem cheiro de sol, de praia, 

de fita do Senhor do Bonfim
de moça bonita, de alegria e, 
fala sério,  não tem só cheiro de samba, 
caipirinha  e feijoada!
Tem cheiro de quintais, 
café no bule e pão de queijo quentinho das Minas Gerais
Tem cheiro de Mandacaru, Priprioca, Pequi e Flor de Ingá 
Tem também cheiro de Serra e seus Manacás,
cheiro dos Pampas e dos laranjais,
aromas que não acabam mais.

Que pena que também cheira miséria, 
corrupção, transporte ruim,
saúde é por milagre ou reza de padre
menino fora da escola, educação?
Favela no Planalto Central, 
porque político aqui corre
quando ouve pega ladrão,
e haja talento e haja vocação!

No meio de tanta confusão, encontra-se ainda um povo dócil e gentil, como já disse Pero Vaz de Caminha, em sua carta de apresentação da nova terra ao rei de Portugal, na época do descobrimento.




Talvez muitas pessoas que vivam em outros países, com cultura e costumes bem diferentes do Brasil, se perguntem como é possível um povo sobreviver sorrindo há tanto tempo sem estabilidade e em constante crise econômica. O Brasil é o país dos aromas cítricos, a terra do bom humor!

Sem este aroma da pátria amada, idolatrada mãe gentil, que lembra aroma de LARANJA DOCE talvez fôssemos mais aguerridos, como aroma de ALECRIM,  trazido na alma aventureira dos grandes navegadores ibéricos, da região do  Mediterrâneo, ou mais bem comportados como o aroma de LAVANDA que chegaram com a influência dos ingleses, ou mais animados, como o aroma de PIMENTA e tantas outras especiarias vindas da África e da Ásia e dessa vasta combinação olfativa, de raças e costumes, cá estamos nós na corda bamba tentando nos equilibrar para não perder a esperança. Afinal esse ainda é o nosso lema: ORDEM E PROGRESSO.



O fato é que depois da globalização tudo ficou ainda mais junto e misturado, acelerado e o resultado? Muita gente ansiosa ou depressiva e com isso a criatividade em baixa, a dispensa de muita gente mais vazia e em contra partida a ganância de uns sendo ameaçada pela força da natureza que vem sendo resgatada.



Nesta onda natural surfam muitas opções para harmonizar esse estresse crescente: florais, yoga, meditação, alimentação saudável e o uso dos aromas naturais (óleos essenciais extraídos de plantas aromáticas) em COLARES AROMÁTICOS ou no ambiente.



Para testar a intensidade de sua ansiedade veja aqui

Abaixo algumas dicas do uso de óleos essenciais para amenizar a ansiedade, a preocupação excessiva, o estresse e o cansaço mental:


  • BERGAMOTA, promove alegria, ameniza ansiedade, estados depressivos e pensamentos obsessivos.
  • LARANJA DOCE, para acalmar o excesso de preocupação, promover confiança e conforto.
  • LAVANDA, para dormir melhor, diminuir a agitação e a irritabilidade, harmonizar o fluxo energético. Associado a LARANJA DOCE promove um sono tranquilo, despreocupado.
  • LIMÃO, melhora o humor, desintoxica a mente estressada, melhorando a atenção
  • PATCHOULI, esse óleo aguça a inteligência, concilia as ideias, trabalha a flexibilidade, rigidez, preconceitos e mudanças de paradigma. 
  • SÁLVIA ESCLAREIA, melhora a concentração e a maturidade. Alivia ansiedade, tensão, depressão, fadiga, sintomas de síndrome do pânico. 
  • SÂNDALO, ameniza a tensão nervosa, eleva o espírito facilitando a abertura do coração, favorecendo a intimidade e proximidade nos relacionamentos.
  • YLANG-YLANG, melhora a auto-estima, ajuda a eliminar ansiedade, tensões, raiva, estresse, TPM, irritabilidade e palpitações. 
CUIDADOS:

  1. Os óleos essenciais não devem ser aplicados puros sobre a pele. 
  2. Os óleos essenciais de frutos cítricos (laranja e limão) são fotossensibilizantes (escurecem e queimam a pele quando expostas a radiação UV), caso caiam na pele esta deve ser bem lavada.
  3. O uso no Colar Aromático é uma forma segura da prática da Aromaterapia.






Um comentário: