quinta-feira, 10 de agosto de 2017

AROMAS & CORPO em FORMA

Há muitas maneiras de cuidar do corpo, para mantê-lo em forma. 




Sem dúvida o bom senso é bem vindo em todas as situações, incluindo a escolha do caminho para a manutenção da boa forma física. A escolha do caminho natural com o uso de aromas naturais (óleos essenciais) pode ser uma opção simples e segura



O ritmo da vida das pessoas que vivem em grandes centros urbanos podem complicar e muito a prática de hábitos saudáveis, que garantem a saúde e a boa forma física. A prática da meditação pode colaborar e muito para o equilíbrio geral (veja aqui mais informações sobre MEDITAÇÃO ) e isso é fundamental para a saúde, para a boa forma do corpo e da alma.





Bons hábitos se baseiam nos ritmos da natureza, um retorno a eles sempre é garantia de promoção de saúde. A seguir algumas dicas simples que podem contribuir para a boa forma do corpo:

  • ACORDAR e DORMIR seguindo os horários do Sol e da Lua. Uma parte do nosso metabolismo de baseia na presença da luz solar. Alguns órgãos, como o fígado e os rins, possuem uma programação para suas atividades baseadas nessas alterações: o fígado metaboliza gordura durante o dia fornecendo energia para as atividades físicas e à noite realiza o trabalho de limpeza, removendo do sangue as impurezas lipídicas (gorduras) indesejadas. Portanto, não dormir nos horários previstos pode causar desordens, que geram RL (Radicais Livres) e com isso o comprometimento da eficácia de ação deste órgão tão importante para a saúde. 
  • se ALIMENTAR BEM e em HORÁRIOS REGULARES. Nosso organismo trabalha com previsão de gastos energéticos, prolongar demais intervalos entre as refeições pode gerar um registro de política de guerra, fazendo o corpo aumentar sua reserva calórica. Comer bem não significa comer muito, o segredo está na escolha de alimentos naturais, sem químicas pesadas que dificultam o metabolismo.
  • ATIVIDADE FÍSICA balanceada, permitindo que o organismo seja exigido para cumprir ações mentais e físicas em proporções equivalentes. O exagero de qualquer uma dessas formas de ação podem levar a desarmonia. 
  • manter a AUTOESTIMA elevada garante atenção e cuidados necessários com o corpo. Dedicar um tempo para os cuidados pessoais como cuidar dos cabelos, da pele e do fluxo da energia vital pode fazer toda a diferença.
  • LAZER é fundamental, dedicar uma parte do tempo com atividades que tragam satisfação pessoal é garantia de longevidade. Ficar sem nenhuma atividade em alguns momentos para algumas pessoas é garantia de manter a criatividade em alta. 
Como o uso dos aromas naturais (ÓLEOS ESSENCIAIS) pode ajudar na busca de bons hábitos?



  • LAVANDA e LARANJA DOCE para dormir bem, pingar uma gota de cada óleo em um papel absorvente pequeno e colocar dentro da fronha do travesseiro, permite dormir bem e sem preocupação, como o sono das crianças. Essa dupla é imbatível, um verdadeiro nana nene!
  • LIMÃO desintoxica o sangue e melhora a digestão de gorduras, aliviando a congestão do fígado, melhorando sua performance. Pode ser usado pingando uma gota no COLAR AROMÁTICO antes das refeições.
  • PATCHOULI e LIMÃO melhora a disciplina e ajuda a quebrar paradigmas do tipo Síndrome de Gabriela: "... eu nasci assim, eu cresci assim e vou morrer assim...". Pode ser usado em um aromatizador de ambiente (4 gotas de limão para 1 gota de patchouli), principalmente nos finais de semana, para que NÃO seja necessário esperar a segunda-feira para a mudança de hábito.
  • ALECRIM ajuda a espantar a preguiça, pode ser usado logo cedo no banho matinal, pingando 4 gotas no piso do box, a água quente fará o restante criando um vapor animado que promoverá muito vigor e disposição para as atividades físicas. Não pode ser usado por gestantes e hipertensos.
  • YLANG-YLANG colabora com a autoestima, a nos enxergar com bons olhos para nos sentirmos merecedores dos melhores tratos. Pode ser usado no colar aromático nos momentos que necessitamos de UP em nossa estima.
  • BERGAMOTA é um aroma indicado para os momentos de lazer, promove alegria e bem estar, indicado também em ambientes festivos. Ajuda a afastar a tristeza enchendo o astral de positividade.
RECOMENDAÇÕES: Os óleos essenciais são substâncias naturais, 100% concentradas, não devem ser aplicadas puras sobre a pele. Os óleos essenciais cítricos (limão, laranja doce e bergamota) são fotossensibilizantes e podem manchar a pele. Caso caiam na pele ela deve ser lavada antes da exposição a radiação UV.  As formas indicadas de uso dos óleos essenciais, acima descritas, se realizadas como informadas são seguras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário